Diagnósticos Diferenciais

| Diagnósticos Diferenciais

De forma muito simplista podemos afirmar que estamos perante método sistemático utilizado para identificar doenças do foro físico e/ou mental que é realizado por processo de eliminação de hipóteses.

Como tal podemos definir o Diagnóstico Diferencial como sendo uma hipótese que é formulada pelo clínico (tendo como base a sintomatologia apresentada pelo paciente durante o exame clínico) segundo a qual ele restringe o seu diagnóstico a um grupo de possibilidades que, dadas as suas semelhanças com o quadro clínico em questão, não podem deixar de ser elencadas como provável.

Sendo por isso um elemento que vai determinar a eficácia de todas as abordagens futuras porque é com base no diagnóstico diferencial que o clínico vai selecionar testes terapêuticos, ou ainda, exames complementares específicos a fim de se obter um diagnóstico final.

Contudo, para que tal aconteça dentro dos limites da normalidade as hipóteses validadas devem ter consistência lógica e fundamentação científica, além de haver a possibilidade de serem diferenciadas experimentalmente.

Apesar de tal realidade fazer parte do dia-a-dia da atividade clínica, a complexidade do ser humano,  e a falta de disponibilidade clínica, faz com que, seja cada vez mais comum a existência de pacientes que estão a ser sujeitos a tratamentos para uma dada patologia, quando na realidade padecem de outra.

Nesse sentido, torna-se perfeitamente lógico e altamente benéfico que exista um espaço multidisciplinar onde que é possível analisar o problema como um todo, determinando o que provoca o quê e o que é origem de quê, para que seja possível deixar de paliar sintomas e começar a tratar os verdadeiros problemas dos pacientes.

Sendo mais de que evidente, que tal realidade nunca será possível se não existir uma consistência metodológica que promova a realização de “bons” Diagnósticos Diferencias que contemplem mente, psíquico e espirito (no que à componente cientifica diz respeito, entenda-se).

Dr. Renato Martins - Terapia de casal - Sexologia - Hipnose Clínica

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA

DEIXE-NOS AJUDAR

Porto | Maia | Póvoa Varzim | Santo Tirso | Bragança | Figueira Foz | São Paio de Oleiros | Amarante