Psicologia Vocacional

| Psicologia Vocacional

Ramo da psicologia que ajuda os pacientes (principalmente jovens e adolescentes) a conhecerem e explorarem as suas capacidades, competências, interesses, necessidades e expectativas, para que seja possível realizar-se as escolhas mais adequadas às características da sua personalidade e à estrutura do projeto de vida que se pretende traçar.

De modo muito simplista, pode dizer-se que estamos perante um conjunto de práticas avaliativas, de caracter intrinsecamente cientifico, destinadas a esclarecer todas as dúvidas profissionais, através das quais é realizado um trabalho preventivo que visa fornecer pormenorizadamente todos os elementos necessários para permitir que o indivíduo (cliente) seja capaz de realizar a melhor escolha de carreira.

Procurando levar em consideração o maior numero possível de variáveis suscetíveis de influenciar as normativas avaliativas anteriormente citadas, para além do recurso a instrumentos psicométricos precisos e rigorosos, a psicologia vocacional, assenta sempre, numa coesa e personalizada recolha anamnética que serve de base estrutural para se validar e/ou redirecionar resultados e conclusões extraídos a partir dos instrumentos utilizados.

Dr. Renato Martins - Terapia de casal - Sexologia - Hipnose Clínica

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA

DEIXE-NOS AJUDAR

Porto | Maia | Póvoa Varzim | Santo Tirso | Bragança | Figueira Foz | São Paio de Oleiros | Amarante

Dr. Renato Martins - Terapia de casal - Sexologia - Hipnose Clínica

Sendo importante salientarmos, que quando corretamente realizada a orientação vocacional que resulta da avaliação psicológica anteriormente descrita, apresenta taxas de sucesso superiores a 95%, que poderão ser muito superiores se existir 100% de veracidade por parte do cliente e dos familiares, direta e indiretamente, envolvidos, facultando ao clínico todas as informações necessárias para que seja traçado um mapa da estrutura da personalidade do avaliado o mais preciso e pormenorizado possível. Nestes casos a eficácia avaliativa desta área do saber, tantas vezes negligenciada, ronda os 99%.

Para além do que já foi referido, é importante realçarmos que a orientação profissional pode ser realizada individualmente ou em grupos interligados (desde que existam características especificas em comum), envolvendo tanto a exploração rigorosa das características pessoais, como a análise abrangente da realidade envolvente, realizada a partir do levantamento de informações acerca das ofertas académicas existentes e das particularidades do mercado de trabalho. Tal realidade, confere muito mais realismo e eficácia ao projeto laboral/vocacional delineado.

NÃO SE SENTE BEM?
Ajude-me a cuidar de si! CONTACTE-NOS

Contacto Geral – 22 111 33 21 | 22 110 47 57 | 913 676 842