Terapia de Grupo

| Terapia DE GRUPO

A terapia de grupo é uma forma de terapia em que um grupo de indivíduos, cuidadosamente selecionados em função das suas características pessoais e das especificações das problemáticas, se reúne regularmente com um propósito terapêutico, sob a orientação de um ou dois psicoterapeutas, objetivando, entre muitas outras coisas: 1) Potenciar o crescimento pessoal e 2) Potenciar a capacidade de resolução de problemas.

Tendo como população alvo indivíduos (crianças, adolescentes ou adultos), que partilham um problema ou preocupação em comum, a Terapia de Grupo destina-se, apenas e só a pessoas motivadas em refletir sobre os seus sentimentos e comportamentos, bem como ouvir os dos outros, trabalhando de modo geral, as mesmas problemáticas que são abordadas pela psicoterapia individual, nomeadamente, perturbações de ansiedade, depressão, relacionamento interpessoal, etc…

Apesar de ser uma modalidade terapêutica menos especifica e menos personalizada, por abordar várias pessoas ao mesmo tempo, sempre que existe uma seleção metódica e regrada dos participantes e um controlo adequado das variáveis sociais, relacionais, situacionais e outras determinantes major, apresenta vantagens muito significativas que devem ser levadas em consideração no momento da escolha da opção terapêutica, a implementar, ficando tal realidade bem plasmada nos seguintes indicadores:

– 85% dos indivíduos que participam deste processo terapêutico apresentam melhor compreensão e aceitação de si mesmos, maior competências interpessoais, cognitivas e comportamentais para lidar com os problemas.

– Na terapia de grupo estabelecem-se múltiplas relações que ajudam o indivíduo no crescimento e na resolução de problemas. – O grupo estimula a não desistir e a olhar o outro como companheiro de aprendizagem.

– Permite ao indivíduo sentir-se compreendido, bem como reconhecer que não se encontra sozinho nessa mesma luta. – Aumenta o conhecimento e compreensão sobre o problema em comum.

– A terapia de grupo proporciona a oportunidade para os participantes melhorarem a capacidade de comunicar e se relacionar com os outros.

– A autoestima poderá ser desenvolvida pelo feedback e reflexões geradas em grupo.

– Nas terapias de grupo, o terapeuta exerce forte influência nos padrões de comunicação do grupo modelando certos comportamentos, tais como: escuta ativa, responder sem julgar, oferecer apoio. Ao fim de algum tempo, os elementos incorporam estes comportamentos melhorando a autoestima e crescimento emocional.

– A terapia de grupo proporciona um sentimento de pertença, aceitação e aprovação (necessidades humanas universais).

Dr. Renato Martins - Terapia de casal - Sexologia - Hipnose Clínica
Dr. Renato Martins - Terapia de casal - Sexologia - Hipnose Clínica

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA

DEIXE-NOS AJUDAR

Porto | Maia | Póvoa Varzim | Santo Tirso | Bragança | Figueira Foz | São Paio de Oleiros | Amarante