Psico-Oncologia

| Psico-Oncologia

A psico-oncologia é uma modalidade terapêutica de caracter multidisciplinar que envolve aspetos psicológicos do tratamento e a abordagem clinica do doente com cancro, combinando elementos da medicina, psiquiatria, psicologia e ciências humanas. Tendo sempre uma especial preocupação com as necessidades psicossociais do doente e da sua família”.

Estamos assim, perante uma especialidade da Psicologia Clínica e uma subespecialidade da Oncologia que procura compreender as dimensões psicológicas inerentes às patologias oncológicas, dando uma especial relevância ao impacto do cancro no funcionamento emocional do paciente, da família e dos profissionais de saúde envolvidos no seu tratamento.

Como tal, objetivando a manutenção do bem-estar psicológico do paciente com cancro e de todas as pessoas envolvidas no processo de adoecer oncológico, a intervenção psico-oncologica esforça-se por compreender pormenorizadamente todos os aspetos psicológicos e emocionais que são suscetíveis de interferir na saúde e no tratamento oncológico, auxiliando o paciente na procura do significado interno do “adoecer” e na gestão assertiva das suas expectativas, sentimentos e emoções associadas. Tudo isto, sem negligenciar, tal como foi referido anteriormente, as necessidades psico-emocionais dos familiares e dos profissionais de saúde envolvidos.

Dr. Renato Martins - Terapia de casal - Sexologia - Hipnose Clínica

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA

DEIXE-NOS AJUDAR

Porto | Maia | Póvoa Varzim | Santo Tirso | Bragança | Figueira Foz | São Paio de Oleiros | Amarante

Dr. Renato Martins - Terapia de casal - Sexologia - Hipnose Clínica

Estamos assim, perante uma especialidade clínica que é fundamental para promover a qualidade de vida dos pacientes oncológicos e familiares, melhorar o processo de adesão terapêutica, reduzir os índices depressivos e ansiosos, promover uma comunicação ajustada e salutar, reduzir os sentimentos de isolamento e estigmatizarão e fomentar o bom funcionamento imunitário, existindo mesmo estudos que atestam a sua preciosa colaboração ao nível do aumento do tempo de sobrevida.

Nota – Atendendo à sua grande flexibilidade interventiva, a Psico-Oncologia, também pode desempenhar um papel muito importante ao nível do acompanhamento dos Profissionais de Saúde que lidam diariamente com os doentes com cancro, prevenindo situações de grande desgaste emocional (Burnout) e o surgimento de psicopatologias, mais ou menos graves, que sejam suscetíveis de condicionar a eficácia das intervenções clínicas preconizadas.

NÃO SE SENTE BEM?
Ajude-me a cuidar de si! CONTACTE-NOS

Contacto Geral – 22 111 33 21 | 22 110 47 57